Você sabe o que é Moleskine?
Moleskine (AFI: [mɔleˈskine]) é uma marca de cadernos de notas produzida pela empresa italiana Moleskine SRL. Embora o nome aluda ao tecido de mesmo nome, moleskin, o caderno não é produzido ou revestido com ele, e sim com uma capa dura de cartão envolvida por material impermeável. Outras características que a distinguem são cantos arredondados, uma tira de elástico para mantê-la fechada (ou aberta em determinada página) e uma lombada costurada que permite que ela permaneça plana (a 180 graus) enquanto aberta. A folha de rosto vem impressa para que o seu proprietário possa escrever os seus dados pessoais, assim como estipular um valor de recompensa caso alguém a encontre perdida.
A Moleskine voltou à moda em nossos dias após as descrições feitas pelo escritor Bruce Chatwin dos cadernos de notas que usou. A sua versão actual, entretanto, não é uma descendente direta da Moleskine original. Chatwin usou cadernos de notas similares constantemente durante as suas viagens e escreveu brilhantemente acerca deles. O seu suprimento de cadernos, entretanto, cessou em 1986, quando a papelaria que lhos fornecia, na Rue de l’Ancienne Comédie, em Paris, informou-o de que o último fabricante de moleskines, uma pequena empresa familiar estabelecida em Tours, descontinuara a sua produção naquele ano, após o falecimento de seu proprietário.
Fonte: Wikipédia
A marca Moleskine foi criada em 1997, trazendo de volta os lendários cadernos usados por artistas e pensadores dos últimos dois séculos: entre eles Vincent van Gogh, Pablo Picasso, Ernest Hemingway e Bruce Chatwin.
Companheiro de viagem fiel e conveniente, o caderno preto sem nome continha desenhos, anotações, histórias e ideias que se tornariam pinturas famosas ou páginas de livros adorados.
Hoje, o nome Moleskine engloba uma família de produtos portáteis: cadernos, diários, agendas, bolsas, instrumentos para escrever e acessórios de leitura, dedicados a nossa identidade móvel. Companheiros indispensáveis para as profissões criativas contemporâneas: eles estão intimamente ligados ao mundo digital.
Hoje, o nome Moleskine engloba uma família de produtos portáteis: cadernos, diários, agendas, bolsas, instrumentos para escrever e acessórios de leitura, dedicados a nossa identidade móvel. Companheiros indispensáveis para as profissões criativas contemporâneas: eles estão intimamente ligados ao mundo digital.
Desde janeiro de 2007, a Moleskine também se tornou o nome da empresa que possui os direitos autorais internacionais da marca. A Moleskine SpA cria, produz e distribui não apenas os famosos cadernos e seus vários derivados, como também uma série de objetos destinados à criatividade do nômade contemporâneo. A empresa cresceu a partir da experiência da Modo&Modo, uma pequena editora milanesa que criou aMoleskine trademark, redescobrindo e renovando uma tradição extraordinária. No outono de 2006, a Modo&Modo foi comprada pela SGCapital Europe, agora Syntegra Capital, com o objetivo de desenvolver o potencial da marca Moleskine.
Moleskine SpA é uma empresa pequena e criativa que não para de crescer. Possui aproximadamente cem funcionários e uma ampla lista de colaboradores e consultores. Sua sede fica em Milão, na Itália. Suas afiliadas são Moleskine America, Inc, fundada em 2008, com escritórios em Nova York, e Moleskine Asia, Ltd, fundada no final de 2011, com escritórios em Hong Kong.
Retirado do site: http://www.moleskine.com/br/home